domingo, 17 de abril de 2011

O Fusca Quebrado e a Negra Grávida

Na terça-feira dia 12/04/11, aconteceu aqui na minha cidade um fato que me deixou indignada. 

 Foto de Maicon Damasceno - Jornal Pioneir
 Queren Pereira de Souza Oliveira, negra, 23 anos, grávida de 7 meses, operadora de caixa de uma conhecida rede de supermercados aqui da cidade, foi abordada, enquanto trabalhava, pelo fundador da rede, um "digníssimo" senhor de 80 anos, que lhe perguntou: 
 "– Você sabe a semelhança entre um Fusca quebrado na esquina e uma negra barriguda?"
Queren, de início, não compreendeu a "brincadeira", ao que uma colega prontamente lhe disse: 
"– Você não entendeu? Os dois estão esperando um macaco!"

Humilhada, Queren foi chorar no banheiro do supermercado e, sem condições de continuar trabalhando, pediu licença e foi para casa, onde foi confortada por seu esposo e por sua sogra.
Mais tarde, Queren e a sogra procuraram a polícia e formalizaram uma denúncia.

Imagem retirada de: Jornal Pioneiro
~~~~~~~~
Obviamente que tal caso obteve grande repercussão aqui na cidade e, é claro, todo mundo queria dar o seu pitaco a respeito (assim como eu estou fazendo).
Ora, é claro que eu sei que casos como esse ocorrem diariamente em diversos locais e não apenas aqui. 
Também sei que, infelizmente, nem todos tem a coragem que essa moça teve.
 Mas o que me espanta, não é o fato em si (fatos como esse não me espantam apenas, eles, na verdade, me dão asco) e sim os comentários de algumas pessoas acerca do ocorrido.
Muitas pessoas (ainda bem!) reconhecem o absurdo de tal "brincadeira", ainda mais a moça estando grávida e, o que é pior, tal brincadeira ter partido de alguém com uma posição institucional hierarquicamente superior a dela. 
Outras pessoas, contudo, aproveitam-se de tal fato para lançar comentários do tipo:

"- O que essa pobretona quer é dinheiro... Agora vai conseguir uma indenização enorme só por causa de uma brincadeirinha...

- Era só o que faltava...Agora só porque alguém ri de mim eu vou sair por aí aos quatro ventos querendo processar todo mundo?

- Essa aí agora conseguiu tudo o que queria... Deu uma de vítima, de coitadinha, ficou conhecida e, ainda por cima, vai levar uma bolada do cara que só quis fazer uma brincadeira com ela...

- Isso de querer processar o cara dizendo que ele chamou o filho dela de animal é ridículo! Então eu também vou me sentir ofendida toda vez que lguém me chamar de gatinha e vou querer processar... Afinal de contas, estão me comparando a um animal também, que nem no caso dela..."
~~~~~~~~
Não consigo compreender como algumas pessoas possam achar normal alguém fazer esse tipo de brincadeira maldosa e de duplo sentido! 
E o curioso é que quando alguém, como é o caso de Querem, decide não se calar diante desse preconceito velado - infelizmente mais comum do que deveria - acaba sofrendo represálias, acaba sendo acusada de ser "uma aproveitadora barata", de "se fazer de vítima", de "querer aparecer" e por aí vai...
Lamentável! 
Finalizo esse post enorme (desculpem se me excedi) com um pequeno vídeo que mostra um trechinho de uma pesquisa realizada com crianças negras americanas e que demonstra que, infelizmente, o preconceito está arraigado no subconsciente das pessoas...



Uma primeira versão deste texto, de minha autoria, está postado em http://drepente30.blogspot.com/, onde escrevo como convidada aos domingos. 
Caso desejo copiá-lo, sinta-se à vontade, porém peço a gentileza de que respeite a autoria e cite a fonte.
Grata.
Andréia B. Borba

25 comentários:

  1. Com certeza Andréia todo o tipo de preconceito é repugnante.. é lamentável que mesmo nos dias de hoje ainda nos deparamos com esses acontecimentos.

    Uma beijoca em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Li tudo e assisti ao vídeo com o mesmo sentimento, de tristeza. Nem sei o que dizer. Creio que por mais que sejamos solidários com as pessoas negras que sofrem preconceitos jamais seremos capazes de avaliar com fiel julgamento a dor que elas passam em momentos assim. É uma dor muito intima e que está em cada um de nós o poder de evitá-la.
    Parabéns pela postagem, amiga. bjs
    PS.:obrigada pela visita no meu Blog, infelizmente já fiz várias tentativas mas não consegui segui o seu ainda. Continuarei tentando para não perdê-la de vista. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Verinha, olá Ivana!

    Verinha, de fato, situações como essa são absolutamente repugnantes... Bjs minha querida, Déia.

    Ivana, querida, realmente dá um imenso sentimento de tristeza ver esse tipo de coisa acontecer... E acredito que não nos é possível avaliar com precisão o sofrimento que qualquer pessoa que seja vítima de preconceito, maus tratos, ou qualquer tipo de violência... Querida, fico muito feliz que tenha gostado do post. Quanto a perder de vista, no canto superir direit, logo abaixo da imagem da mulher, há a opção "Receba as atualizações do Devaneios diretamente em seu e-mail". Lá, se você cadastrar seu e-mail e confirmar a assinatura, receberá todos os posts diretamente no seu e-mail. Bjs minha querida! Déia

    ResponderExcluir
  4. Realmente o pior é alguém achar um absurdo a moça se defender, denunciando o sujeito pela brincandeira de extremo mal gosto e racismo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Dama... Ironizar a pessoa porque ela não baixou a cabeça quietinha é o cúmulo!
    Bjs minha querida, Déia.

    ResponderExcluir
  6. É realmente assustadora essas atitudes nojents, preconceituosas de algumas pessoas.
    Me dá um desgosto de saber, ver que existem pessoas assim.
    Se indignar e lutar por justiça é o minímo que essa moça pode fazer, pois não há indenização que apague de sua vida as marcas de sofrer uma humilhação, uma descriminação como essa.

    Lamentável ainda ocorrer fatos como estes, mas a nossa sociedade ainda tem chance.

    Beijo meu*
    Uma boa noite pra ti, Déia!

    ResponderExcluir
  7. Andréia,
    Um ótimo Post,bom seria se muitas pessoas vissem!
    Realmente o preconceito está rondando a realidade em que vivemos,e se não fazermos nada,a tendência é piorar cada vez mais!
    Linda sua atitude
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Nati, Olá hellen!

    Nati, realmente é lamentável. E o pior é ver que o desrespeito só aumenta quando a pessoa não se cala...
    Uma ótima noite p/ vc tb minha querida. Bjs!


    hellen, concordo que muitas pessoas precisariam saber de casos como esse, sabe? é muito triste ver que as pessoas apenas balançam os ombros e tomam isso como normal... Bjs grandes p/ vc minha querida.

    ResponderExcluir
  9. Um ato realmente repugnante, vergonhoso. O preconceito, infelizmente, ainda é preocupante por todos os lados, vitimando muitas vidas por aí. Autêntico post, Andréia!

    Bjo e uma ótima semana!

    wwwsinparangon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Junior, tudo bem querido?
    Pois é, infelizmente o preconceito, em todos os níveis, continua existindo, firme e forte por aí. Uma lástima! Fico feliz que tenha gostado do post!
    Bjs querido e uma ótima semana p/ vc tb!

    ResponderExcluir
  11. Aposto que esse ilustre senhor que fez a piadinha infame deve ter se surpreendido com a reação da moça. Ora, que mal tem uma brincadeirinha besta...
    Ah, sinceramente, é de doer, viu?
    Que bom que essa moça teve coragem de gritar contra essa feiura.

    O vídeo... fiquei sem palavras.
    Lamento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi! Td bem querida? Pois é...sem dúvida o "digníssimo" senhor deve estar surpreso e revoltado com a atitude dela... Afinal de contas, "era só uma brincadeirinha...". Argh! Me poupe! Fico louca da vida...
    Quanto ao vídeo, realmente, é de nos deixar sem palavras mesmo...
    Bjs amada! Boa semana p/ você!

    ResponderExcluir
  13. Choquei-me com este vídeo Andréia, como levar um tapa

    Uma boa semana para você querida!

    ResponderExcluir
  14. Olá querida!
    Pois é, Van...também fiquei chocada com o vídeo...
    Um grande beijo amada!

    ResponderExcluir
  15. Oi moça...

    Minha primeira visita, e estou aqui embasbacada com texto tão forte e impactante...

    Concordo com você, e não me conformo com qualquer tipo de preconceito e também não tolero esses tipos de piadinhas... Sempre que ouço uma... A pessoa logo toma um sermão meu: quem se diverte com este tipo de piada alimenta sim os preconceitos...

    Outra coisa... O video eu já conhecia, e quer saber? Não confio nele! Podem dizer para mim que a pesquisa e séria e tal... Não me importa, eu não acredito nele!!! É só uma forma de dizerem que negros têm baixa estima e eles mesmos se colocam como inferior... Não acredito que este video represente a maioria negra!!!

    Desculpe-me se nesta primeira visita já venho remando contra a maré... Mas estou apenas te mostrando um pouquinho de mim também...

    Beijocas-doloridas (e amei o lugar...)

    ResponderExcluir
  16. Oi Andréia, um fato triste, parece até que a sociedade, quanto mais evolui, pior fica nessas questões de preconceito racial. Horrível isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Jota ene, coisasdelouco e Néia! mtd bem?

    Jota ene, fico feliz que tenha gostado. Abraços, Déia.

    coisasdelouco, seja bem-vinda e sinta-se em casa! Quanto ao texto, sim, de fato essas cosias são repugnantes... Quanto ao vídeo, eu já o conhecia. Inclusive há uma versão brasileira (sem muitos cortes, suponho)dele, onde as crianças negras não escolhem somente as bonecas brancas. Contudo, embora ele não seja apenas o pouco que é mostrado, penso que tem, sim, um fundo de verdade na questão do reflexo da sociedade. Mas, é claro, como toda "verdade", também é parcial. E fico feliz que vc tenha se sentido à vontade para opinar. Adoro isso! bjs!

    Néia, querida, concordo. A sociedade evolui em "n" aspectos e em outros permanece retrógrada... Bjs querida!

    ResponderExcluir
  18. Andréia,
    Fez muito bem em postar esse assunto.
    Se já choca a atitude do superior hierárquico, os comentários depreciativos que refere chocam muito mais.
    Quando a dignidade anda pela sarjeta, é difícil invocar conceitos como o direito de cidadania...

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  19. :)

    Grata pelas boas-vindas e especialmente pela resposta/compreensão

    beijocas-voos

    ResponderExcluir
  20. Olá AC, olá coisasdelouco! Td bem?

    AC, de fato, concordo com voce. Um grande abraço! Déia

    coisasdelouco, não h´motivos para agradecer! É um prazer tê-la por aqui e opiniões divergentes apenas enriquecem e estimulam o debate, não acha? Abração!

    ResponderExcluir
  21. É trite Déia, ver principalmente que as criancas já teem isso dentro delas, mesmo sem saber o porque! Quase chorei com esse vídeo quando perguntam a ultima menininha qual a boneca parecida com ela, poxa, ali ela percebeu pela primeira vez o que a vida estava reservando pra ela. Isso tem que mudar, urgente!

    ResponderExcluir
  22. Oi Cami querida!
    Triste não é mesmo? Bjs querida!

    ResponderExcluir
  23. Andréia, eu que já gostava muito desse teu espaço, agora te admiro mais. Quanta coerência e sensibilidade percebo no post! Parabéns, querida!
    Preconceito e intolerância são armas que um dia podem estar apontadas para quem ofende e humilha alguém por sua condição étnica, racial, social, religiosa, sexual,...

    ResponderExcluir
  24. Marinha, querida, eu agradeço as suas palavras tao gentis, mas nao ha nada a parebenizar...
    E fme sinto profundamente tocada com episodios como esse... Sinto como se fosse ue a vitima, sabe?
    Por isso posto aqui...
    Querida, um beijo enorme p/ vc!

    ResponderExcluir

"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics