terça-feira, 17 de maio de 2011

Demorei para ficar jovem




A jornalista Tetê Ribeiro, que participa do programa Saia Justa, disse recentemente uma frase espetacular: “Tem gente que demora muito tempo pra ficar jovem.” Se um dia eu escrevesse minha autobiografia, não tenho dúvida de que a colocaria como epígrafe do livro. Eu fui um jovem velho. Exemplar, exemplar demais. Sempre o primeiro da classe, o que sofria quando tirava uma nota inferior a nove. Não lembro de ter faltado a uma aula para ir ao cinema e muito menos de sair com uma turma de amigos para tomar uma bebida, namorar. Meu Deus, como eu me levava a sério quando era adolescente. É claro que o que se vê hoje nas lojas de conveniência dos postos de gasolina não serve como exemplo de transgressão saudável. É bandalheira mesmo. Mas permanecer fechado numa redoma, na época de maior liberdade da nossa vida? Isso acaba nos levando para o divã de algum analista. Ou a algumas frustrações e remorsos.

Acreditem, estou me recuperando. Aprendi, a duras penas, que posso e devo rir de quase tudo o que acontece comigo. Não quero mais o papel do que acerta sempre, do que fica paralisado, sentindo culpa, quando se surpreende fazendo alguma bobagem. Vejo tanta gente por aí batendo a cabeça nas paredes por erros insignificantes, que não precisariam ser contabilizados. Passou. Pronto. É se atribuir muita importância, convenhamos. Tenho tentado transformar cada dia numa festa particular. Gosto de chamar pessoas para perto de mim. Gosto desse contágio que a alegria promove, vinda de nós ou dos outros. Estou cansado dos que costumam dar expediente 24 horas por dia. Que não esquecem nunca de bater o cartão-ponto.

É possível, sim, conquistar a juventude aos 50, 60 anos. É por isso que viver é tão fascinante. Quando conseguimos nos desvincular de certos compromissos emocionais (não éticos) que estão na base da maioria dos sistemas políticos e religiosos, aí passamos a caminhar livremente. A pele pode acusar a passagem dos anos, a despeito de todos os recursos que a medicina coloca a nossa disposição. Mas há algo de bom que persiste: a descoberta de que a expansão da consciência e a busca de novas paixões não dependem de nenhum recurso externo. Só de nós mesmos. E aí a gente passa a exigir cada vez menos a realização das expectativas que colocamos em amigos, colegas, vizinhos, esposas e maridos.

Costumo fazer o seguinte trato comigo: para cada fato ruim que me acontece, tenho o compromisso de ir em busca de algo que me dê prazer. O equilíbrio, o elementar equilíbrio. Isso exige esforço e nem sempre o resultado é o desejado. Mas rompe com a inércia que geralmente sucede as situações frustrantes. Nada de ficar num quarto escuro se lamentando pelo ocorrido. Tendo saúde e uma razoável disposição emocional, para tudo se dá um jeito. Mas não para quem é e sempre será velho. Esses começam a economizar quando ainda são crianças. Vivem contando centavos e vão aplicando, aplicando. Guardam e fazem apostas. Não conseguem aproveitar nem os juros provenientes. Eu fui assim durante muitos anos. Hoje não tenho mais paciência para investir tanto no futuro. Quero sentir na carne o sabor de cada manhã. Só os que carregarem o meu caixão haverão de conhecer a minha imobilidade.

O que eu espero dos anos que virão? Muita arte, comida saudável, amigos, beijar e ser beijado, uma casa confortável, o silêncio de um bosque, encontrar alguém para entrelaçar as mãos, um cálice de vinho, dormir até mais tarde nos finais de semana, beijar e ser beijado, usar roupas claras, rir muito, comprar o mínimo possível, sofrer o mínimo possível, não esconder o que eu sinto, rezar. Ah, e beijar e ser beijado.

Gilmar Marcílio

Extraído DAQUI.

14 comentários:

  1. Adorei,Adorei esta crónica e subscrevo totalmente por baixo!! Tirei algumas dicas que eu achei importante para o meu "rejuvenescimento" embora eu ache que fui e continuo a ser totalmente JOVEM!!
    Beijocas, Amiga.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Belo Post,Flor!
    Acho também que não tenho sido muito jovem,e essa época está se perdendo,vou ir atrás e recuperar,afinal nunca é tarde para viver né?
    Beijo,Deia*

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse texto! Como discordar?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Nossa que gostoso ler isso... temos que ser livres, fazer o que gostamos, aprender com nossos erros e deixá-los ir, sem remorsos
    Continuar sempre curtindo as belezas da vida, os pequenos detalhes e sim, encontrar um amor e beijar muito rsss
    Deia, òtima escolha pra nos alegrar a alma esse post, adorei!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas! Tudo bem com vcs?

    Graça, querida, seja muitíssimo bem-vinda ao Devaneios! E que coisa boa que você foi e continue sendo totalmente jovem. Eu, às vezes, me sinto um pouco velha demais...hehehehe Bjs querida

    Inaie, querida, confesso que eu tb adorei! hehehehe! Bjs amada!

    Pois é, Hellen, sabe que eu tb tenho essa sensação às vezes? Coisa ruim isso... Mas sempre é tempo de recuperar o tempo, né? ;-) Bjs amada!

    Dama, querida, realmente não há do que discordar deste texto. Maravilhoso, né? Bjão querida!

    Isa, querida, realmente essa crõnica é maravilhosa! Aliás, esse autor escreve maravilhosamente bem. Adoro seus textos.
    Fico feliz que tenha alegrado seu dia amada! Um beijo enorme! Déia

    ResponderExcluir
  6. Como diz" Samuel Ullman: “A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito."
    A juventude não se retrata através de linhas de expressões, mais sim na dualidade da sua alma com o ambiente externo, o modo de como leva a vida. :) Ameii o blog, querida! Estou te seguindo, se puder retribuir, ficarei grata. Com toda certeza passarei por aqui pelo o seu cantinho pra ler mais posts com calma.

    Um beijo!

    Visite-me www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Natacha, querida, seja muitíssimo bem-vinda! Sinta-se em casa por aqui, sim? Fico muito feliz que tenha gostado do blog e do post! E concordo completamente com Ullman... ;-)
    E certamente lhe farei uma visita. Bjs! Déia

    ResponderExcluir
  8. Néia, querida, fico feliz que tenha gostado! Um beijo enorme! Déia

    ResponderExcluir
  9. Belo texto! Amei a imagem!!!
    Tem gente que demora para ficar jovem e há quem se recuse a envelhecer. Há tempo para tudo, mesmo quando o tempo parece não importar-se mais conosco.
    Bjo, querida.

    ResponderExcluir
  10. Marinha, querida, que bom que vc veio!
    Sim, o texto é belíssimo e a imagem fala por si...
    Concordo com vc qdo diz que há tempo para tudo... Porém, no que me diz respeito, ele anda correndo tanto...
    Bjs amada!

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de texto...que bom se libertar, se permitir viver...experimentar, ousar...buscar nossos caminhos, acreditar que a gente pode ser realmente feliz, seja no tempo, na idade que for... pois juventude, tem muito mais a ver com nosso interior, do que com o que aparentamos no exterior...
    Beijinhos amiga...
    Valéria

    ResponderExcluir
  12. Val, querida, realmente esse texto é muito libertador... Bem, mas eu sou suspeita pois adoro os escritos desse autor... Bjs amada!
    Déia

    ResponderExcluir

"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics