domingo, 28 de agosto de 2011

As vidas de Eulália - ou As Eulálias da vida...






Eulália, no alto de seus 35 anos, observa, com enfado, sua vida arrastar-se ante seus olhos, sem que nada de emocionante aconteça.
Durante a semana, a despeito de sua apatia habitual, Eulália empresta à própria voz um tom rouco e aveludado e preenche momentaneamente o vazio e a solidão dos que, habitualmente, ligam para o Disque-Sexo no qual trabalha.
Os finais de semana, passa-os todos em frente à televisão, desejando, secretamente, ocupar o lugar das inúmeras mulheres lindas que aparecem na tela, com suas vidas supostamente interessantes.
Um dia, porém, Eulália decide que é chegada a hora de criar uma vida de verdade.
Raspa a cabeça, faz cinco tatuagens (dentre elas uma moça com ar angelical a observar, divertida, um imenso falo, trespassado de ponta a ponta por dezenas de pregos), coloca um alargador no lóbulo da orelha esquerda e mais dois piercings (um no nariz e outro na língua), decide vestir-se de preto dos pés a cabeça e, uma vez que torna-se tão radical, passa a cometer pequenos delitos, como furtar clipes e canetas no seu local de trabalho.
Ante os olhares atônitos dos conhecidos e quando questionada acerca do que aconteceu com ela, limita-se a sorrir com ironia e a responder lacônica:
"Ah! Eulália foi passear pela vida e perdeu-se pelo caminho . . . "
. . .
Quanto a mim, observo, deveras interessada, a intensidade com que algumas pessoas rompem a tênue linha entre a indiferença e o absurdo . . .
Esta crônica, de minha autoria, foi publicada originalmente no blog De repente, 30, no qual escrevo sempre aos domingos. 
Peço que, caso você decida copiá-la, por favor, respeite a autoria e cite a fonte.

16 comentários:

  1. Oi Déia, a Eulália radicalizou mesmo e pior...enfiou o pé na jaca literalmente rsss
    As vezes a falta de estrutura moral e espiritual leva as pessoas a se perderem em caminhos escusos,mas enfim... como dizem, cada louco com suas manias.
    Querida, eu estou bem e você? como vão os cuidados com a família? houve melhoras? senti tua falta e desejo que esteja tudo bem, torcendo aqui por ti, para que tudo aconteça da melhor forma possível.
    Uma boa semana, beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Deia!Simplesmente me surpreendi com tua crônica... Continua escrevendo assim, com tanta realidade, originalidade!Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus...

    Abraços e ótima semana!

    psrecuerdame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Deia, o texto e bem escrito, mas nao pude deixar de sentir um grande preconceito...A pobre menina passou a se vestir diferente, colocou piercings, fez tatoos, e la se foi roubar coisinhas do escritorio?

    :-(

    ResponderExcluir
  4. Olá Isa, olá Júnior, olá Inaie! Tudo bem com vocês meus queridos?

    Isa, querida, estou bem, sim, obrigada. Correndo imensamente, mas sempre em frente! Os cuidados com minha mãe estão, na medida do possível, dentro do previsto. E você minha querida, como está? Desejo uma ótima semana p/ vc tb, viu? Bjs!

    Júnior, querido, agradeço imensamente o elogio! fico feliz que tenha apreciado a crônica! Comigo e com os meus as coisas estão indo bem, apesar dos percalços. Uma ótima semana p/ vc tb querido! Bjs! Déia

    Inaie, querida, fico feliz que considere que o texto está bem escrito. Obrigada! Quanto ao suposto preconceito, longe de mim! Eu mesma tenho piercing, sete tatuagens e adoro usar roupa preta. Não quis, de forma alguma, associar a imagem de furto às pessoas que se vestem desta ou daquela maneira. O que quis dizer, metaforicamente, é que, Eulália passou de um extremo a outro com uma velocidade surpreendente e, de maneira desesperada. Ela desejava não ser tão indiferente e invisível aos olhos alheios (talvez por isso seus desejos secretos em frente à TV)e, quando esse desejo finalmente toma forma, ela, que sempre foi, de certa maneira, "invisível", decide criar para si uma vida completamente diferente da que tinha. Eulália passa da total indiferença ao mais completo absurdo. E o absurdo a que me refiro, aqui, não diz respeito a se vestir de maneira diferente, a se tatuar ou a usar piercing, mas sim a travestir-se de uma personagem que, efetivamente, não corresponde a ela própria apenas para ser vista, apenas para ser notada, apenas para chamar a atenção das pessoas. E, de acordo com a personalidade de Eulália, que sempre viveu uma vida, de certa maneira, insípida, pouco interessante e sem grandes emoções, o fato de cometer pequenos delitos (como os furtos no local de trabalho) fazem parte do que ela idealiza "viver perigosamente".
    Enfim, espero que tenha me feito entender.
    Um grande beijo p/ vc e uma ótima semana!

    Déia

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes a guerra interna nos faz querer mudar radicalmente e começamos por nós mesmos a dura batalha!
    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Mudar de vida...sim!
    Mas não alinharia nessa mudança radical!!
    E piercings... nem vê-los!

    ResponderExcluir
  7. A mudança só depende de uma pessoa... de nós mesmas. Observar deveria ser usada para aprender. As escolhas devem ser feitas, independentemente da opinião de terceiros. Se for preciso mudar para encontrar a sua paz e alegria... MUDE. A maioria não muda por medo. Beijinhos estalados.

    ResponderExcluir
  8. Oi Déia querida

    Amei o texto, mas falar isso já é figurinha repetida né?
    Adoro sua forma de se expressar, sempre tão claramente e sutilmente.
    É mesmo preciso cuidado... pois a linha é mesmo muito tênue e super fácil de ser ultrapassada por qualquer um de nós.

    Beijos e que sua semana seja cheia de paz e muito amor.
    Ani

    ResponderExcluir
  9. Oi querida...vc disse bem..."rompem a tênue linha entre a indiferença"...acredito que é por ai....

    qt a sua pergunta...estamos na fase dos exames...preparando para a cirurgia...mas a angustia...não diminue...só aumenta....é muito ruim...não é?

    vai passar....

    fique em paz...meu carinho...beijo...

    Zil

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, parabens pelo texto, ficou realmente excelente! Adorei.

    Eu mesma tenho vontade de fazer esse tipo de coisa e me libertar de vez das amarras.

    Agora, me deculpe, mas preciso falar, mais uma vez, me deparo com pessoas que veem preconceito em tudo. Quer dizer, hoje em dia TUDO é motivo para que sejamos taxados de preconceituosos e isso acaba com minha paciência.

    O pré conceito está embutido no ser humano, e hoje em dia qualquer referência vira motivo de critica.

    Fora isso e me desculpe o desabafo, (não concordo com o comentário da coléga ali em cima e precisava expor minha opinião)teu texto está excelente, espero que venham outros por ai!

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  11. Olá Tati, mfc, Sensi, Ani, Zil e Cami!

    Tati, querida, e, de fato, a guerra começa por nós mesmos... Uma linda semana querida! Bjs! Déia

    mfc, querido, às vezes tais mudanças são frutos do desespero... Bjs querido!

    Sensi, querida, realmente, concordo com você. A esmagadora maioria das pessoas não muda pura e simplesmente por medo. Um beijo enorme amada!

    Ani, querida, obrigada pelas suas palavras carinhosas! Desejo a você também uma semana cheia de luz! Grande beijo! Déia

    Zil, querida, muita força, viu? Sei como é extremamente angustiante e desgastante esse período... Mas acredito que precisamos sempre ter força e lutar sempre! Bjão! Se precisar de mim é só falar, ok?

    Cami, querida, obrigada por suas palavras! Fico realmente feliz que vc tenha gostado! ;-)
    Um beijo amada!

    Déia

    ResponderExcluir
  12. È engraçado como em toda sociedade massificante surgem esses rompimentos bruscos com o comum, a pessoa tem necessidade de ser notada, de ser diferente, de não ser mais um na massa. No SoHo em NY o que mais se vê é isso, pessoas que transmutam sua aparência até o limite do absurdo, andando por la´fica claro esse desejo de ser um ser único, do não à massificação.

    Que bom revê-la voltando a seu ritmo, espero que tudo esteja bem e todos fortes.

    Beijos, Déia!

    ResponderExcluir
  13. Poucos são os que percebem que a mudança tem que vir de dentro, que não precisa ir de um extremo ao outro, são os detalhes que são significativos...

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Kirah, sábias palavras querida! Bjs enormes! Déia

    ResponderExcluir
  15. Mudanças, transformações requerem bom-senso sempre; o que muitas vezes é difícil...

    Como vc está minha querida e sua mamãe?!

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  16. Pe, querida, realmente, nem sempre é fácil ter bom senso mesmo...
    As coisas estão indo minha querida. Minha mãe está melhorzinha, graças a Deus!
    Um beijo enorme anjo!
    Déia

    ResponderExcluir

"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics