sábado, 26 de março de 2011

o poder do elogio

Há uma coisa que me deixa bastante intrigada...
Gostaria de saber o motivo pelo qual as pessoas são, em geral, muito rápidas na hora de criticar e muito, mas muuuuuuito lentas quando o assunto é elogiar...
Pode reparar...
Você vai a uma loja e a vendedora não lhe atende tão bem quanto você gostaria.
O que você faz?
Ou você reclama (e essa reclamação tanto pode ser com a própria vendedora, com a gerente ou com suas amigas, recomendando que não comprem lá porque blá, blá, blá) ou simplesmente nunca mais volta à tal loja...
Porém, se a vendedora é solícita, simpática, atenciosa, gentil, educada etc, o que você faz?
Você vai embora satisfeita com o atendimento, mas achando que "ela não fez mais do que a sua obrigação".
Sim, de fato, ela fez aquilo que era esperado, mas o que custa ser gentil e agradecer pelo bom atendimento?
E isso ocorre em qualquer lugar. 
No restaurante, no cinema, no comércio...
Se somos atendidos dentro das nossas expectativas, ótimo, era assim que tinha que ser.
Se nossas expectativas não são satisfeitas, nos sentimos indignados.
Mas alguém aí já parou para pensar no poder que um elogio sincero tem?
Sei que parece piegas, mas é a pura realidade...
Veja bem, se você é bem atendido em algum local, ao dizer o costumeiro "obrigada", não custa acrescentar "obrigada, seu atendimento foi excelente e eu fiquei muito satisfeita!".
Tentem fazer isso e observar a expressão da outra pessoa.
Não custa nada e é muito gostoso.
Afinal, quem de nós não aprecia ter seu esforço reconhecido?


Uma primeira versão deste texto, de minha autoria, está postado em http://drepente30.blogspot.com/, onde escrevo como convidada aos domingos. 
Caso desejo copiá-lo, sinta-se à vontade, porém peço a gentileza de que respeite a autoria e cite a fonte.
Grata.
Andréia B. Borba


7 comentários:

  1. Oi

    concordo com você

    e faço sempre...agradeço o bom atendimento...mas não reclamo do mau...simplesmente não volto!


    beijocas

    Loisane

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  2. Oi Loisane tudo bem, querida?
    Ah, eu sempre elogio, mas também sei reclamar quando necessário...Claro que educadamente. Bjs e volte sempre!

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  3. Andréia, você entrou num assunto que acho muito interessante. Na minha opinião, a maioria das pessoas deixam de fazer um elogio por puro egoísmo, não aceitam que alguém possa ser bom em alguma coisa, preferem mesmo é ver os outros errando. Isso também pode ser definido como inveja ou coisa assim. O que sei é que elogio faz um bem enorme, dá ânimo, impulsiona. Aproveito para lhe dizer que seu texto ficou excelente, parabéns!

    Bom domingo, beijos.

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  4. Oi Déia,eu quando vou em algum lugar gosto de ser bem atendida, e quando isso acontece sempre agradeço e volto.
    Mas quando isso não acontece sempre dou um jeito de falar, seja com a própria atendente ou com o responsável pelo estabelecimento porque as vezes eles não sabem e não vão querer perder clientes por causa disso.
    Independente do que acontece na vida da pessoa ela não pode levar isso pro seu trabalho, tem que saber separar as coisas.
    Eu estou tendo que resolver um pepino desses por causa de pessoas que não fazem seu trabalho de uma forma adequada, recebi um cartão do Itaú pelo correio e quem faz a entrega enfiou de qualquer jeito na caixinha, resultado: o cartão tá amassado e agora vou ter que ir no banco,caso eles não queiram emitir outro vai ser uma novela
    Outras correspondências recebi tudo amassado também e os vizinhos estão reclamando, pois volta e meia o entregador coloca tudo socado na caixa ou deixa metade pra fora, esses dias quando saí vi vários espalhados pela calçada pode?
    Já liguei pro correio e relatei a situação, pois se o banco não quiser emitir outro cartão de quem vai ser a responsabilidade? cartões de plástico não desamassam e aí não tem como usá-lo né?
    Quando um trabalho é bem feito gera satisfação e é muito bom reconhecer,mas quando não é pode gerar muitas complicações
    Beijos e bom domingo pra ti!

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  5. Adorei o post! Acho a mesmíssima coisa! As pessoas tem uma facilidade imensa de dizer algo que ofenda, mas muita dificuldade de dizer algo construtivo.

    Acho que isso se devo ao fato de que quando se reclama, a pessoa se sente por cima, no ataque, então sua intimidade está meio que preservada, ou pelo menos não tão vunerável! Já quando estamos elogiando, ficamos com as nossas defesas baixas, e não é uma situação cômoda, mas pode ser muito gratificante.

    Sempre que posso elogio. Mesmo aquelas pessoas que dificilmente me elogiam, acho que o mundo carece disso!

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

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  6. Nunca me custou dizer a palavra "obrigado"! Sempre fui educado a fazê-lo e sai-me com toda a naturalidade.
    Aliás não me sentiria bem se o não dissesse.

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  7. Olá Néia, Isa, Dama e mfc! É muito bom vê-los por aqui!

    Néia, obrigada! Que bom que você gostou do texto!E, sem dúvida, um elogio, quando sincero, faz um bem enorme à pessoa... Bjs!

    Isa, mas que situação chata essa do entregador! Espero que o correio tome providências com relação a ele. Possivelmente esse entregador seja uma pessoa bastante infeliz com seu trabalho... Uma pena! Querida, é um przer revê-la! Um ótimo domingo para você também!
    Dama, é um prazer tê-la por aqui! Que bom que gostou do post! Concordo com você. O mundo carece de mais carinho e gentileza...e o elogio, de certa maneira, é uma forma de gentileza... Sinta-se em casa por aqui, querida! Bjs!

    mfc, seria bom que mais pessoas fossem assim... Geralmente as pessoas tem dificuldade, não apenas em agradecer, mas sim em elogiar e reconhecer o que há de bom nos outros. Abraços, querido!

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"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros

Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.

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