Eram duas turmas, sendo uma delas a minha.
Grupo 2: O segundo grupo fez uma análise do texto de Bertold Brech, "Se os tubarões fossem homens". Fizeram um cartaz com gravuras dos "tubarões" espalhados pelo mundo todo (Hitler, políticos, líderes religiosos etc) e, no outro lado, os peixinhos e as grandes festas promovidas pelos tubarões, como carnaval, copa do mundo etc. Foi bastante interessante a análise proposta por eles.
Grupo 3: O terceiro grupo fez uma análise de uma fábula de Monteiro Lobato, "O velho, o menino e a mulinha" e abordaram a questão das escolhas que nos acompanham ao longo da vida, e mais, se somos realmente nós que escolhemos as coisas, como escolhemos, como essas escolhas nos influenciam etc. Foi muito bacana. Depois eles ofereceram bolo também. Cada fatia de bolo tinha uma bandeirinha afixada, contendo uma "sugestão" de determinada escolha: por exemplo: "leia Caras", "compre o jornal", "Beba Red Bull", "Fume Free", etc. E depois comentaram sobre isso.
Grupo 5: E o quinto grupo foi a análise do filme "O Show de Truman", num contraponto com a Alegoria da Caverna de Platão. O detalhe que tornou esse grupo especial foi o fato de ser apresentado por um único aluno. Os dois companheiros dele não estavam presentes e, mesmo assim, ele fez uma análise interessantíssima do filme, contrapondo com a realidade a qual vivemos. Ele deixou o filme rodar atrás de si enquanto ia relatando passagens importantes do filme e fazendo a análise.Conforme cenas cruciais iam aparecendo ele ia comentando-as e contrapondo-as com a realidade. Ele trouxe ainda, uma imagem do rosto de Trumam Burbank (o protagonista do filme) que, se olhada de perto, mostrava diversas imagens do filme. Além disso ele trouxe a imagem do final do filme, quando Truman decide realmente abrir mão da realidade a qual estava imerso. Foi um excelente trabalho.
Eles comprovaram que é possível a nós, educadores, despertar nos jovens o amor pela filosofia e pelo próprio ato de filosofar, bastando para isso que acreditemos realmente no potencial que possuem. E, mais que isso, que os deixemos livres e confiantes para que possam se expressar. Foi realmente uma experiência muito gratificante para mim e me sinto agradecida por ter tido a oportunidade de lecionar para esses estudantes.
Senti um imenso orgulho deles e do trabalho que realizaram! Eles são realmente excelentes!
Abaixo estão algumas fotos dos meus queridos:
SAIBAM QUE SINTO MUITO ORGULHO EM TÊ-LOS COMO ALUNOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Onde eu não estou
as palavras me acham."
Manoel de Barros
Olá! Fico muito feliz pela sua visita! Responderei ao seu comentário por aqui, portanto volte logo, sim?
Um abraço apertado a todos que por aqui passarem!
Déia
PS: Não esqueça de deixar o link do seu blog no Mural de Devaneios (Mural de Recados) para que eu possa retribuir sua visita.